Santa-mariense é aprovado em oito universidades dos Estados Unidos; bolsas de estudo somam mais de R$ 4 milhões

A dedicação em sala de aula e o amor pelo trabalho voluntário, deram a Vitor Ferrari, 20 anos, a oportunidade de estudar nos Estados Unidos. Ele foi selecionado para cursar graduação em oito universidades americanas, todas com bolsas parciais ou integrais. A aprovação do santa-mariense foi fruto de um trabalho de dois anos de preparação. Ele concorreu com milhares de estudantes de todas as partes do mundo. 

– É um processo muito competitivo em que disputamos as vagas até mesmo com americanos. A chegada das aprovações foi gratificante porque é o reconhecimento da minha dedicação – afirma o jovem.

Vitor se candidatou para cursar Neurociência e Psicologia nas instituições pelos próximos quatro anos. Se somados os valores, o santa-mariense foi contemplado com 830 mil dólares em bolsas de estudosequivalente a R$ 4,1 milhões (confira a seguir os valores completos). 

Vitor Ferrari foi aprovado em oito universidades americanas. Um dos fatores fundamentais foi sua atuação em trabalhos voluntáriosFoto: Beto Albert

O processo é feito todo online e precisou seguir algumas etapas: escolha um tema para uma redação principal, tradução das notas escolares para o sistema americano, entrevista com os recrutadores e escrita de redações secundárias de acordo com a solicitação de cada instituição. 

– As seleções lá são um pouco diferentes do Brasil. É feita uma avaliação holística, ou seja, eles consideram uma combinação de fatores. Fiz muitas entrevistas e escrevi mais de 40 redações para me conhecerem melhor – lembra Vitor. 

Além disso, um dos principais critérios para se candidatar às vagas são as atividades extracurriculares. As bolsas são escolhidas pelos méritos apresentados pelos candidatos. Um dos grandes diferenciais para as aprovações de Vitor foi sua atuação regular voluntário em ações na cidade. O jovem participa de mais de 10 projetos sociais

– Isso é algo muito importante para mim. São trabalhos que ajudam a mudar o mundo. Foi algo muito importante para eu me autoconhecer. Ver o sorriso no rosto das crianças é algo lindo – destaca. 

O santa-mariense destaca que, apesar desse ter sido um fator que ajudou na sua aprovação, ele nunca fez trabalho voluntário pensando em benefícios próprios. 

– É algo lindo que está na essência dele. Foi assim que nos conhecemos, na verdade. É algo que não conseguimos ficar sem, estamos sempre trabalhando voluntariamente em algum projeto. Nos dá força – afirma a namorada, Anthônia Schlottfeldt, 18 anos. 

Os namorados Vitor e Anthônia se conheceram em um projeto socialFoto: Beto Albert

As ações desenvolvidas por Vitor e Anthônia são voltadas, principalmente, para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua. Um dos projetos que os dois integram é o Corrente do Bem.

– Ele é um jovem especial. Eu já conheci ele com esse coração e esse olhar para a sociedade. Eu sou muito grata por ter ele aqui conosco. Precisamos de jovens com esse olhar social. Nossa esperança de futuro está nesses jovens – ressalta Zenaide Zambam, coordenadora do Projeto Corrente do Bem. 

Universidades e bolsas

  • Temple University - 14 mil dólares anuais: Total - 56 mil dólares (280 mil reais);
  • Millikin University - 34 mil dólares anuais: Total - 146 mil dólares (726 mil reais);
  • St. Thomas University - 46 mil dólares anuais: Total - 184 mil dólares (915 mil reais);
  • Wabash College - 52 mil dólares anuais: Total - 208 mil dólares (1 milhão e 40 mil reais);
  • Stetson University - 27 mil dólares anuais: Total - 108 mil dólares (537 mil reais);
  • Ithaca College - 22 mil dólares anuais: Total 88 mil dólares (440 mil reais);
  • Rollins College - ainda não está definido o valor;
  • University of Kentucky - 10 mil dólares anuais: Total - 40 mil dólares (200 mil reais).
  • Valor total em dólar: 830 mil 
  • Valor total em reais: 4,13 milhões

Arrecadação online

Mesmo que tenha ganhado bolsas integrais em algumas universidades, Vitor ainda precisa arrecadar valores para conseguir se sustentar durante os quatro anos de estudo. Por isso, para realizar seu sonho, ele abriu um financiamento coletivo online para quem tiver interesse em ajudá-lo. Basta acessar o link.

Também há possibilidade de contribuir através do PIX pela chave e-mail: [email protected].

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM começa o ano letivo com ingresso de alunos do Vestibular e do Sisu Anterior

UFSM começa o ano letivo com ingresso de alunos do Vestibular e do Sisu

Pré-Universitário Popular Alternativa da UFSM oferece preparação ao Enem 2024 Próximo

Pré-Universitário Popular Alternativa da UFSM oferece preparação ao Enem 2024

Educação